SESSÃO ANÔNIMA #02

sexta-feira, março 2


Olá, mais uma sexta feira ociosa não é mesmo? Mas enfim, hoje eu vou falar de uma trilogia realmente foda, a trilogia da vingança.
Park Chan-Wook nasceu na Coréia e desde o início da fase adulta já trabalha com cinema. Com 47 anos, o cineasta coreano só foi mesmo ficar conhecido em 2002, quando começou sua aclamada Trilogia da Vingança, em que apresenta personagens numa busca frenética por vingar a si mesmo, não importando como. Porém, para além do tema, o que se destaca em Park é seu estilo único, pop, ágil, multilinear, violento e elegante, em muito reverenciado por Quentin Tarantino nos dois Kill Bill.


 
Todos eles abordam esse sentimento que é tão intrínseco do ser humano (como nenhum outro), a sede de justiça feita pelas próprias mãos. Esses filmes chocaram a nação coreana e o mundo, não somente pelo tema, mas pela violência e quê de perversão presente em cada um deles. No entanto, é notável que, nosso chef, dá uma lição de moral ao longo dos filmes. Mas… qual é a lição? Digamos que tal lição não existe...

Começamos com a entrada “Sympathy for Mr. Vengeance” – Ryu (Shin Ha-Kyun) é um operário esforçado de uma fábrica, que nasceu surdo. Sua irmã precisa de um transplante de rim. Na falta de doadores compatíveis, Ryu recorre ao mercado negro, mas é enganado, perde o dinheiro que tinha, assim como um dos seus rins. Ryu então é convencido por sua namorada a seqüestrar a filha de quatro a nos do empresário Dong-Jin (Song Kang-Ho) para custear a cirurgia de transplante. No entanto o seqüestro não sai como planejado: a irmã de Ryu se suicida e a menina acaba morrendo. Sem outros motivos para viver, Dong-Jin e Ryu dão cabo às suas vendettas.

Temos “Old Boy” (baseado no mangá homônimo)- Oh Dae-Su( Choi Min-Sik) é sequestrado na volta pra casa, no dia do aniversário da filha e acorda trancado num quarto. Lá ele passa 15 tortuosos anos, comendo somente gyoza fritos. Sem motivo ap
arente, ele acorda dentro de uma mala, no alto de um prédio. Ele está finalmente livre, mas cheio de perguntas: Porque depois de tanto tempo foi libertado? Quem o prendeu? E o mais importante, por qual razão, foi sequestrado e preso? Logo que sai da mala, Oh Dae-Su é contratado pelo seu algoz. À partir disso, é dada a largada para uma emocionante caçada vingativa que visa descobrir as respostas para todas suas questões.

E finalmente, chegamos à deliciosa “Lady Vengeance”- conta a história de Lee Geum-Ja (Lee Young-Ae), uma jovem que foi forçada a assumir a culpa pelo crime de sequestro e morte de uma criança, cometido por outro homem o Sr.Baek (Choi Min-Sik). Um crime hediondo que chocou a sociedade da época. Na prisão, ela passa maus bocados, cria amigas e se torna mais forte. E claro, enquanto cumpre a sua injusta pena, arquiteta sua vingança com requintes de crueldade. Logo que sai da prisão, descobre onde foi parar sua filha e com a ajuda da ex-esposa (que cumpria pena com ela) de Sr.Baek, ela descobre que ele cometeu mais crimes durante o tempo em que ela ficou presa.te, por qual razão, foi sequestrado e preso? Logo que sai da mala, Oh Dae-Su é contratado pelo seu algoz. À partir disso, é dada a largada para uma emocionante caçada vingativa que visa descobrir as respostas para todas suas questões.
Enfim, é um prato cheio para os fãs de Tarantino, que amam sangue, violência, e muita, mas muita impetuosidade. Esse é o charme, não há arrependimentos na hora de vingança, e não sobre espaço para sentir piedade ou compaixão. Não é pra qualquer um, isso é fato. Mas quem assiste não se esquece de levar lições de morais desvirtuosas consigo. Espero que tenham gostado, até a próxima sexta! :3

2leep.com

0 Comentários:

Postar um comentário